Deficiência de vitamina D

Se você evitar o sol, sofrem de leite alergias , ou aderir a uma rigorosa dieta vegan , você pode estar em risco de deficiência de vitamina D . Conhecida como vitamina do sol, a vitamina D é produzida pelo corpo em resposta à exposição da pele à luz solar. Também ocorre naturalmente em alguns alimentos – incluindo alguns peixes, óleos de fígado de peixe e gemas de ovo – e em laticínios fortificados e produtos de grãos.

A vitamina D é essencial para ossos fortes, porque ajuda o corpo a usar o cálcio da dieta. Tradicionalmente, a deficiência de vitamina D tem sido associada ao raquitismo, uma doença em que o tecido ósseo não se mineraliza adequadamente, causando ossos moles e deformidades esqueléticas. Porém, cada vez mais, a pesquisa está revelando a importância da vitamina D na proteção contra uma série de problemas de saúde.

Sintomas e riscos à saúde decorrentes da deficiência de vitamina D
Os sintomas de dor nos ossos e fraqueza muscular podem indicar que você tem deficiência de vitamina D. No entanto, para muitas pessoas, os sintomas são sutis. No entanto, mesmo sem sintomas, pouca vitamina D pode representar riscos à saúde.

Níveis baixos de vitamina no sangue foram associados ao seguinte:

  • Aumento do risco de morte por doença cardiovascular
  • Comprometimento cognitivo em adultos mais velhos
  • Asma grave em crianças
  • Câncer

A pesquisa sugere que a vitamina D pode desempenhar um papel na prevenção e no tratamento de uma série de doenças diferentes, incluindo diabetes tipo 1 e tipo 2 , hipertensão , intolerância à glicose e esclerose múltipla .

Causas da deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D pode ocorrer por uma série de razões:

Você não consome os níveis recomendados de vitamina ao longo do tempo . Isso é provável se você seguir uma dieta vegana estrita , porque a maioria das fontes naturais são de origem animal, incluindo peixes e óleos de peixe, gemas de ovo, leite fortificado e fígado de boi .

Sua exposição à luz solar é limitada. Como o corpo produz vitamina D quando sua pele é exposta à luz solar, você pode correr o risco de deficiência se não estiver em casa, morar em latitudes setentrionais, usar túnicas longas ou cobertores para a cabeça por motivos religiosos ou tiver uma ocupação que evite a exposição ao sol.

Você tem pele escura. O pigmento melanina reduz a capacidade da pele de produzir vitamina D em resposta à exposição ao sol. Alguns estudos mostram que adultos mais velhos com pele mais escura correm alto risco de deficiência de vitamina D.

Seus rins não conseguem converter a vitamina D em sua forma ativa. Conforme as pessoas envelhecem, seus rins são menos capazes de converter a vitamina D em sua forma ativa, aumentando assim o risco de deficiência de vitamina D.

Seu trato digestivo não consegue absorver a vitamina D de maneira adequada. Certos problemas médicos, incluindo doença de Crohn , fibrose cística e doença celíaca , podem afetar a capacidade do intestino de absorver vitamina D dos alimentos que ingere.

Você é obeso. A vitamina D é extraída do sangue pelas células de gordura, alterando sua liberação na circulação. Pessoas com índice de massa corporal de 30 ou mais frequentemente apresentam níveis baixos de vitamina D. no sangue

Testes para deficiência de vitamina D

A maneira mais precisa de medir a quantidade de vitamina D existente em seu corpo é o exame de sangue da 25-hidroxivitamina D. Um nível de 20 nanogramas / mililitro a 50 ng / mL é considerado adequado para pessoas saudáveis. Um nível inferior a 12 ng / mL indica deficiência de vitamina D.

Tratamento para deficiência de vitamina D

O tratamento para a deficiência de vitamina D envolve obter mais vitamina D – por meio de dieta e suplementos. Embora não haja consenso sobre os níveis de vitamina D necessários para uma saúde ideal – e provavelmente difere dependendo da idade e das condições de saúde – uma concentração de menos de 20 nanogramas por mililitro é geralmente considerada inadequada, exigindo tratamento.

As diretrizes do Institute of Medicine aumentaram a dose dietética recomendada (RDA) de vitamina D para 600 unidades internacionais (UI) para todas as idades de 1-70, e aumentou para 800 UI para adultos com mais de 70 anos para otimizar a saúde óssea. O limite superior seguro também foi elevado para 4.000 UI. Os médicos podem prescrever mais de 4.000 UI para corrigir uma deficiência de vitamina D.

Se você não passa muito tempo ao sol ou sempre tem o cuidado de cobrir sua pele (o filtro solar inibe a produção de vitamina D), você deve falar com seu médico sobre tomar um suplemento de vitamina D, especialmente se você tiver fatores de risco para deficiência de vitamina D .