Obesidade e desnutrição

Embora apareçam na extremidade oposta do espectro, estar acima do peso e desnutrido (e, portanto, abaixo do peso) compartilham características em comum. O principal entre essas características compartilhadas é que ambas as condições aumentam o risco das crianças de desenvolver doenças graves. Ambas as condições também podem afetar negativamente o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.

Se uma criança está acima do peso, abaixo do peso ou se tem peso normal, é sempre algo que precisa ser avaliado no contexto da altura, idade e sexo da criança. Em outras palavras, as crianças mais velhas e mais altas devem pesar mais do que as crianças mais novas e mais baixas. Não faz sentido considerar o peso isoladamente desses outros fatores.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma estatística (uma medida calculada) que resume a altura e o peso das crianças no contexto de sua idade e sexo. O médico pode medir o IMC das crianças no escritório. Como alternativa, calculadoras on-line de IMC para crianças estão disponíveis para calcular o IMC com base na altura, peso, idade e sexo das crianças. O número do IMC pode ser usado para classificar as crianças em categorias, incluindo ‘baixo peso’, ‘peso saudável’, ‘em risco de excesso de peso’ e ‘excesso de peso’. De acordo com as medidas do governo dos EUA, quase 20% das crianças americanas contemporâneas com idades entre 6 e 11 são consideradas acima do peso! Crianças que se enquadram nas categorias de ‘baixo peso’, ‘risco de excesso de peso’ ou ‘excesso de peso’

Normalmente, a obesidade infantil não é causada por um problema médico, mas pelo consumo excessivo de alimentos (especialmente alimentos “lixo”, alimentos “rápidos” e salgadinhos que são ricos em gordura e açúcar refinado) em combinação com poucos exercícios . Os pais de crianças com sobrepeso ou quase acima do peso devem considerar cuidadosamente o que seus filhos estão comendo e quão ativos (ou inativos) eles são, e fazer as mudanças necessárias para fornecer aos filhos refeições mais nutritivas e mais incentivos para a atividade física. Um programa de controle de peso ou uma consulta com um nutricionista podem ser úteis para ajudar a estabelecer novos hábitos alimentares e de atividades físicas.

Quando as crianças com excesso de peso ingerem muitas calorias, as crianças com baixo peso não ingerem calorias suficientes para sustentá-las. Isso pode ocorrer devido à pobreza e à incapacidade da família de obter alimentos nutritivos, ao abuso ou negligência, ou devido ao fato de as crianças terem pouco apetite devido a questões médicas ou psicológicas. Algumas crianças podem sofrer de depressão ou problemas de ansiedade que suprimem o apetite, ou podem ser excessivamente exigentes e avessas a experimentar novos alimentos.

A desnutrição está associada à categorização do IMC ‘abaixo do peso’, mas também é possível apresentar peso normal e ainda estar desnutrido. Crianças com peso adequado para sua idade e sexo podem ainda estar desnutridas se não estiverem recebendo níveis adequados de fibras, proteínas, vitaminas e minerais em sua dieta (por exemplo, se comerem principalmente gordura, açúcar e calorias vazias devido ao alimento pronto disponibilidade de junk food e fast food em sua casa).

A desnutrição prejudica a saúde das crianças. A curto prazo, as crianças desnutridas geralmente apresentam o sistema imunológico enfraquecido, pois seus corpos não têm os nutrientes de que precisam para manter uma forte defesa contra infecções, resfriados e gripes. Além disso, eles podem ter dificuldade em manter a concentração, ficar irritados e sofrer alterações de humor. A desnutrição crônica pode ter efeitos negativos duradouros no desenvolvimento físico e mental das crianças.

Embora não seja o caso em todas as circunstâncias, a obesidade ou desnutrição das crianças estão frequentemente associadas a fatores de estilo de vida, incluindo dieta pobre e exercícios inadequados. Na medida em que esses fatores de estilo de vida podem ser corrigidos, as crianças tendem a perder ou ganhar peso de modo a avançar para a categoria de IMC de peso ‘normal’. Da mesma forma, seus riscos de saúde de longo e curto prazo são reduzidos. É muito melhor reduzir os riscos e evitar que doenças graves ocorram, em primeiro lugar, do que tratar as doenças depois de terem se desenvolvido. Informações básicas sobre dieta saudável e exercícios podem ser encontradas nas seções anteriores deste documento e em nosso centro de tópicos de Nutrição .